Jalapão: O Deserto das Águas

Acabo de retornar de uma viagem FANTÁSTICA a um dos lugares mais remotos e lindos do Brasil.
No estado do Tocantins fica o Parque Estadual do Jalapão, que concentra algumas das mais belas paisagens, cachoeiras, montanhas, vales e dunas que eu já vi, além, claro, de algumas das pessoas mais gentis, atenciosas, simples e felizes.

Garotinho da comunidade quilombola de Mumbuca.

Garotinho da comunidade quilombola de Mumbuca sorri ao ver a câmera apontada para ele.

Viajei com a Rota da Iguana, empresa especializada no turismo local, do divertidíssimo Márcio e de sua super simpática esposa Rita.
O valor do passeio à primeira vista pode parecer um pouco elevado comparado a alguns outros destinos no Brasil, mas quando se chega lá, tudo se justifica: as atrações turísticas são tão distantes entre si que só é possível viajar entre elas de carro e, devido ao calor, com o ar condicionado ligado o tempo inteiro (inclusive à noite!), então, justifica-se o preço pelo gasto de combustível e pela manutenção do carro, já que as estradas são muito esburacadas. Prepare-se para ficar até 3 horas chacoalhando e pulando! Mas vale cada solavanco.

A Cachoeira da Formiga tem uma das águas mais lindas que eu já vi.

A Cachoeira da Formiga tem uma das águas mais lindas que eu já vi.

As trilhas são todas bastente fáceis. Com exceção do nascer do sol no alto do morro, que é maravilhoso mas envolve uma subida considerável por uma trilha de nível 3, qualquer pessoa pode fazer todos os outros passeios: cachoeiras, fervedouros, Pedra Furada, Mumbuca, dentre outros, dependendo do pacote fechado. Mesmo os menos preparados fisicamente vão conseguir curtir a maioria das atrações do parque.
Durante os passeios pode-se ver diversos animais durante as trilhas. Eu mesmo vi tucanos, araras, corujas, emas, lobo-guará, raposa e uma infinidade de outros pássaros. Infelizmente o mesmo vale para insetos, então, repelente é obrigatório e tomar vitaminas do Complexo B durante 10 dias antes da viagem também pode ajudar.

Atravessar riachos lindos sobre troncos de madeira é comum nos passeios.

Atravessar riachos lindos sobre troncos de madeira é comum nos passeios.

Devo publicar mais nos próximos dias, incluindo as fotos. Fiquem ligados para mais relatos desse lugar apaixonante!
Aqui está a PARTE 2 deste artigo.

Galera da viagem: estou separando as fotos e em breve disponibilizarei por aqui um Link para download, bem como na comunidade da Rota da Iguana no Facebook.

3 ideias sobre “Jalapão: O Deserto das Águas

  1. show Alex!! Vou ficar de olho nos próximos posts !! minhas fotos estão no face, mas nem de comparam as tuas!! Parabéns!!

  2. Alex que bom que voces gostaram da viagem, estaremos aqui para o que precisar, estamos de olho nos proximos posts, ja com a vontade de utilizar algumas de suas fotos, claro se voce nos permitir.
    Att,
    Carol Reis

  3. Carol, fiquem a vontade para usar quaisquer fotos que gostarem!
    Um abraço!

Deixe uma resposta